O fenómeno
copy/past é uma realidade que está sempre ao nosso lado. Na minha experiencia
profissional vou-o praticando para elaborar variados documentos e fichas de
trabalho para usar como possíveis estratégias de diversidade e também de
melhoria do trabalho. Claro que vou adaptando de forma personalizada grande
parte da informação que obtenho. Mas como diz o colega Arquimino já tudo está
inventado.
Nos alunos da faixa
etária com que trabalho e como já referi anteriormente não existe muito essa
perceção de que se está a copiar e que isso é fazer algo incorreto. Para responder
a esta questão do plágio ou das competências de pesquisa e de avaliação da
informação, na prática diária com crianças pequenas e da forma como aplicar a
informação que obtemos seja na Internet nos livros ou na sabedoria dos mais
velhos foi colocado um desafio de trabalho responder a questões como: Que
experiências temos tido, ao longo do nosso percurso como professores, com os
comportamentos de «cópia»? Como lidamos com eles e os resolvemos? Que
estratégias utilizamos para os prevenir? E sobre as vivências éticas e a pesquisa
que se pratica no jardim-de-infância elaborei de forma muito simples um pequeno
vídeo para as crianças visualizarem e assim desta forma dar mais uma resposta à
alínea a) é só fazer clic em cima da imagem.
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