domingo, 1 de setembro de 2013

Bom dia 

O fenómeno copy/past é uma realidade que está sempre ao nosso lado. Na minha experiencia profissional vou-o praticando para elaborar variados documentos e fichas de trabalho para usar como possíveis estratégias de diversidade e também de melhoria do trabalho. Claro que vou adaptando de forma personalizada grande parte da informação que obtenho. Mas como diz o colega Arquimino já tudo está inventado.
Nos alunos da faixa etária com que trabalho e como já referi anteriormente não existe muito essa perceção de que se está a copiar e que isso é fazer algo incorreto. Para responder a esta questão do plágio ou das competências de pesquisa e de avaliação da informação, na prática diária com crianças pequenas e da forma como aplicar a informação que obtemos seja na Internet nos livros ou na sabedoria dos mais velhos foi colocado um desafio de trabalho responder a questões como: Que experiências temos tido, ao longo do nosso percurso como professores, com os comportamentos de «cópia»? Como lidamos com eles e os resolvemos? Que estratégias utilizamos para os prevenir? E sobre as vivências éticas e a pesquisa que se pratica no jardim-de-infância elaborei de forma muito simples um pequeno vídeo para as crianças visualizarem e assim desta forma dar mais uma resposta à alínea a) é só fazer clic em cima da imagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário