Curso de Verão Online
Estratégias de Aprendizagem para Professores
Semana 4
29 de Julho a 4 de Agosto
Identificar e refletir sobre conceções de aprendizagem
Qual a minha conceção de Aprendizagem?
Expressa-se através da comunicação da edificação de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas através da participação, mediação e interação. Contempla tempos e espaços novos, diálogo, problematização e produção própria dos Envolvidos/envolventes/educandos.
Na educação a aprendizagem tem quase sempre um significado e objetivos que se expressam ao nível do domínio cognitivo (interligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados com sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que salientam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação.
No domínio afetivo temos habilidades de recetividade, resposta,
valorização, organização e caracterização.
No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a
movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades percetivas e
físicas e a comunicação não discursiva.
“A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem.
Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade” (Pedro Demo).
“A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem.
Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade” (Pedro Demo).
Para que haja aprendizagem há que ter em conta que esta envolve
sempre alguém/sujeitos diversos e que no caso da educação leva à partilha, à
cooperação em que se deve ter sempre em conta tudo o que já foi aprendido (Experiência
ou prática) para tomar novas aprendizagens.
Para este conceito criei um mapa de palavras chave que se pode consultar aqui:
https://my.examtime.com/mind_maps/159706
Se não der resultado fica a imagem
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