domingo, 8 de setembro de 2013

Curso de Verão Online
Estratégias de Aprendizagem para Professores

 Semana 9 - Espaço de trabalho colaborativo sobre auto-avaliação

Chegamos ao fim... é com alguma saudade que o faço. Esta foi uma experiência diferente e engraçada graças principalmente ao colega Arquimino que tem muito bom humor... Qualquer dia apareço lá por Tomar para beber uma cerveja...
Foi um percurso que me levou a "esgaravatar" bastante na Net e me deixou com mais curiosidade do que a que já tinha em relação ao uso das tecnologias no ensino. Também me deixou com mais dúvidas ainda em relação à forma e conteúdos a usar com os meus alunos na prática educativa. 
Foi uma nova forma de estar na formação e uma experiência de partilha. 

O apoio dos colegas foi importante para conseguir finalizar algumas das tarefas que foram pedidas. Esse era aliás um dos objetivos da formação - a partilha.
No entanto já alguém também o referiu também gostávamos de ter tido um feedback  sobre as mesmas para saber se estava a ser ou não bem feito é que a critica também é uma estratégias que uso para atingir a metacognição. Ficará para uma próxima?!
Resumindo foi um percurso agradável  de se partilhar, o público foi diversificado nas suas experiências profissionais e pessoais pelo que se tornou positivo.
A todos os colegas incluindo as professoras Angelina e Lina muito obrigada por este caminho que se faz caminhando...

Aqui o resultado da minha autoavaliação

Até sempre
Maria do Carmo

sábado, 7 de setembro de 2013


Semana 9 [2 a 8 de setembro] |Auto-avaliação

O fim é já ali...

Para esta semana, e, tendo em conta que se antevê o final deste percurso formativo,  vamos finalizar o nosso trabalho com a avaliação do mesmo.
Neste sentido, foi proposto que contemos a história desta caminhada, avaliando-a, do ponto de vista individual, do grupo, da dinâmica vivida, das propostas aqui apresentadas, dos ganhos, e do que mais nos ocorrer e considerarmos pertinente. Vamos voltar às digitais stortelling e elaborar um produto utilizando esta metodologia. E, claro, publicá-lo no nosso blogue.


domingo, 1 de setembro de 2013

Bom dia 

O fenómeno copy/past é uma realidade que está sempre ao nosso lado. Na minha experiencia profissional vou-o praticando para elaborar variados documentos e fichas de trabalho para usar como possíveis estratégias de diversidade e também de melhoria do trabalho. Claro que vou adaptando de forma personalizada grande parte da informação que obtenho. Mas como diz o colega Arquimino já tudo está inventado.
Nos alunos da faixa etária com que trabalho e como já referi anteriormente não existe muito essa perceção de que se está a copiar e que isso é fazer algo incorreto. Para responder a esta questão do plágio ou das competências de pesquisa e de avaliação da informação, na prática diária com crianças pequenas e da forma como aplicar a informação que obtemos seja na Internet nos livros ou na sabedoria dos mais velhos foi colocado um desafio de trabalho responder a questões como: Que experiências temos tido, ao longo do nosso percurso como professores, com os comportamentos de «cópia»? Como lidamos com eles e os resolvemos? Que estratégias utilizamos para os prevenir? E sobre as vivências éticas e a pesquisa que se pratica no jardim-de-infância elaborei de forma muito simples um pequeno vídeo para as crianças visualizarem e assim desta forma dar mais uma resposta à alínea a) é só fazer clic em cima da imagem.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Semana 8 [26 de agosto a 1 de setembro] | Ética e qualidade das aprendizagens

Tarefas da semana:

a) em formato digital [powerpoint, prezi, cartaz, vídeo…] elabore um produto que possa utilizar com os seus alunos sobre plágio e/ou sobre estratégias de pesquisa e de avaliação de informação na internet;

b) visualize o vídeo Um conto sobre plágio realizado pela universidade de Bergen, Noruega, como um dos instrumentos da sua política de prevenção de comportamentos fraudulentos;

c) discutir em fórum as questões da qualidade e da ética na aprendizagem.

A propósito do tema e depois de visualizar o video solicitado e outros...para responder às alíneas b) e c) deixo aqui estes videos:

Plágio e Pirataria são crimes-criança mais segura na Internet


E porque nos aproximamos do inicio do ano letivo e vai ser uma questão que se vai colocar, este aqui:

Como tirar fotos de um jeito legal- Criança mais Segura na Internet

e mais este para responder sobre a pesquisa na internet:


Para a alínea a) elaborei este cartaz que embora seja hipotético não deixa de ser uma ideia que possa

vir a concretizar-se. Não é para ser utilizado diretamente com os alunos mas com um público também

importante na educação os seus pais e encarregados de educação.



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bom dia

Para operacionalizar a alínea d) das tarefas desta semana   devo dizer que alguns alunos nesta era digital sabem mexer muito em algumas coisas, digitar uma mensagem em apenas uns segundos mas alguns conceitos básicos como formatar um texto ou quando fazer um parágrafo ou mesmo como trabalhar aquela informação que está à frente dos olhos já é uma dificuldade! Eu presenciei isso neste ano letivo que finalizou na EB 2,3 em que estive e nem queria acreditar!


Mas devo dizer agora em relação à faixa etária que já me diz respeito que nós não consideramos isto de usar as novas tecnologias como o uso somente do PC, e, então como ligar e desligar e usar um aparelho de música, uma televisão e um leitor de DVD ou uma máquina fotográfica? Uma máquina de filmar... e conseguir utilizar essas ferramentas da melhor e mais eficaz maneira.

Em relação à alínea c) utilizo algumas ferramentas como:
Movie Maker 
Paint 
Word
PowerPoint
Excel
Smartdraw
WavePad Sound editor
Mix Pad audio mixer
SwichtSound File converter
Windows media Player
Edilim (embora não me sinta aqui muito à vontade)

e em relação a outras tecnologias utilizo  é habitual produzirmos alguns filmes das nossas atividades usando as fotos, mutitas delas tiradas pelas diferentes crianças que começam por tirá-las ao teto, com os dedos à frente... e os filmes e as bandas sonoras que produzimos ou adaptamos ao nosso dia a dia e à atividades que vamos fazendo.
E como não deveria deixar de ser quando temos net vamos visitando alguns sitios e blogues. O uso e recurso destas ferramentas  potenciam quando bem utilizadas na minha opinião as competências metacognitivas e de autorregulação da aprendizagem, o pensamento crítico e a criatividade. Dessa forma vamos questionando as crianças e fazendo com que elas manifestem as suas opiniões, avaliem se o trabalho foi bem feito e se não foi porquê levando-as a perceber, a sentir, a experimentar, exprimir-se e conhecer e assim ser capaz de refletir acerca do seu papel na sociedade/escola.
Fica um dos resultados com o uso do Paint e já anteriormente tinha colocado um video
   
Este trabalho foi feito quando explorávamos o tema dos transportes.


E este quando explorávamos na expressão plástica os pintores famosos e as suas obras de arte.
Quanto às alíneas a) e b) devo dizer que já visitei algumas dessas sugestões e assim continuarei a fazer já que em qualquer momento poderão ser úteis.

E como a sugestão dos recursos é também útil um dos propostos na semana anterior aguçou-me bastante a curiosidade e devo acrescentar que é pena estar esgotado nas livrarias pois como ferramenta de apoio penso que iria ser interessante para usar de futuro...





quarta-feira, 21 de agosto de 2013


Semana 7 [19 a 25 de agosto] | Ferramentas cognitivas virtuais

Tarefas da semana:
b) Visite os sites Khan Academy [pode começar, por exemplo, pelo vídeo O futuro da aprendizagem segundo a academia Khan, onde se explica o projeto ou visualize a estapalestra de Salman Khan] e Udacity, como exemplos de novas formas de aprender.
c) Que ferramentas digitais já experimentou/utilizou/utiliza com os seus alunos? Quais foram os resultados? De que modo estas ferramentas podem potenciar as competências metacognitivas e de autorregulação da aprendizagem, o pensamento crítico e a criatividade?
d) Discutir em fórum as questões levantadas. Sistematize as reflexões no seu blogue.


Uma pequena ajuda para elaboração dos mapas mentais

Ferramentas virtuais - mapas conceituais

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um Problema de patas... Tabela de dupla entrada
 Estratégias de aprendizagem que incentivam à metacognição. Foram usadas várias hipóteses de resolução do problema entre as quais destacamos aqui alguns exemplos. Também  foi usada a representação através de objetos, imagens de animais e representação dramática através de um teatro...



                                                           
Aqui fica um possível mapa concetual centrado no adulto para completar a tarefa b:

b) elaborar um mapa concetual que demonstre o modo como concebemos a relação da aprendizagem com as estratégias metacognitivas;

Mais tarde tentarei colocar um centrado na criança


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Semana 6 - Metacognição: estratégias
A forma como as crianças pensam: Uma  experiência para responder a Tarefa:

a) Construir um instrumento/situação que nos permita identificar as estratégias de aprendizagem/estudo dos alunos;

Esta foi uma das situações/instrumento entre outras... que usamos como situação de aprendizagem. Baseamo-nos em diferentes pedagogias para alicerçar a nossa prática. Eu, essencialmente revejo-me na pedagogia de Piaget e HighScope. Advogo muito a aprendizagem pela ação, o pensamento critico e a experiência cientifica.

O Registo e as concepções:

https://www.dropbox.com/s/wdx1i933owldanq/Plano_de_trabalho_-_Fafe%5B1%5D%20%281%29.doc

A experiência:



terça-feira, 13 de agosto de 2013




Semana 6 [12 a 18 de agosto]
Metacognição: estratégias




Uma semana cheia de novidades para regalar o olho:

Tarefas da semana:
a) Construir um instrumento/situação que nos permita identificar as estratégias de aprendizagem/estudo dos alunos;
b) elaborar um mapa concetual que demonstre o modo como concebemos a relação da aprendizagem com as estratégias metacognitivas;
c) utilizar o fórum da semana para partilhar ideias.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Semana 5 - Metacognição: conceito

Num momento em que já não consigo ler mais sobre o assunto fica aqui a minha reflexão sobre o mesmo: Enquanto pessoa, e, enquanto profissional da educação dou comigo muitas vezes a pensar sobre as minhas ações, as minhas práticas, a minha forma de estar perante crianças, jovens adolescentes (também que tem sido a minha última experiência) e perante colegas que são aqueles com quem diariamente lido de mais perto ou até com os pais/E. educação dos anteriores. Faço assim, muito amiúde essa reflexão chegando por vezes à conclusão que poderia ter feito melhor ou ir por outro processo. 
No entanto, continuo com o colega quanto mais leio com mais dificuldade fico e mais confusa mas como alguém disse "Só sei que nada sei" e assim ganho coragem para continuar estes dias difíceis que se nos apresentam buscando e encontrando ânimo para continuar e achar nos comentários e pensamentos de uma pequena criança de 5 anos toda a simplicidade e ingenuidade de me dizer "professora... não cantas nada bem...É melhor estares calada" É esta forma de se "avaliar" de aprender...de estar de ser que bebe a alegria de todos os dias voltar ao trabalho e tentar encontrar a melhor maneira de levar as crianças a Aprender. Fica aqui uns contributos sobre o que é metacognição. Porque escolhi este video? Porque espelha muitos dos meus pensamentos e práticas:

http://youtu.be/E8klKdhNop8

e este sobre uma das coisas para e como que nascemos que é aprender a aprender. Grande parte das vezes assim fazemos:

http://youtu.be/falHoOEUFz0
E este demonstra extamente (mas de forma errada)como muitas vezes podemos nós os adultos ser um mau exemplo para as crianças. Todos os dias me esforço para que as crianças e os meus filhos tenham ações e pensamentos diferentes destes. Contudo, não deixa de ser importante visualizá-lo para podermos refletir... 
A imitação enquanto aprendizagem:

http://youtu.be/PSvM-lZ2Z2M
É por todos estes motivos e mais alguns que eu Quero saber pensar...

Continuação de boa semana

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Semana 5 [5 a 11 de agosto] | Metacognição: conceito

Tarefas da semana:
a) comece por analisar o texto de J. S. Monteiro Quero saber pensar;
b) no fórum desta semana, confronte as suas ideias com a dos seus colegas sobre as questões colocadas acima; particularmente, tente identificar as estratégias metacognitivas que costuma utilizar e refletir sobre a sua eficácia;
c) faça uma pesquisa e contribua com um artigo, uma imagem, um vídeo ou outro produto sobre metacognição, para a discussão do grupo; justifique a sua escolha.
Esta semana
Semana 4 [29 de julho a 4 de agosto] | Aprender: clarificar ideias

Tarefa a realizar durante a semana:
Elaborar um produto que sistematize a sua conceção de aprendizagem. Este produto:
a) deve incluir as ideias marcantes/estruturais que enformam essa conceção.
b) pode ter a forma que desejar [texto, vídeo, poster, carta, postal, decreto-lei, declaração de intenções, álbum fotográfico, mapa concetual…], utilize o seu potencial criativo;
c) deve ser publicado no blogue.

domingo, 4 de agosto de 2013

Aprendizagem o que é

Curso de Verão Online
Estratégias de Aprendizagem para Professores
Semana 4
29 de Julho a 4 de Agosto

Identificar e refletir sobre conceções de aprendizagem


Qual a minha conceção de Aprendizagem?

Aprendizagem é uma forma de conseguir várias mudanças obtidas através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprendizagem é a consequência da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. É um processo centrado na construção e reconstrução do conhecimento de forma contínua.
Expressa-se através da comunicação da edificação de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas através da participação, mediação e interação. Contempla tempos e espaços novos, diálogo, problematização e produção própria dos Envolvidos/envolventes/educandos.

Na educação a aprendizagem tem quase sempre um significado e objetivos que se expressam ao nível do domínio cognitivo (interligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio af
etivo, (relacionados com sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que salientam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação.
No domínio afetivo temos habilidades de recetividade, resposta, valorização, organização e caracterização.
No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades percetivas e físicas e a comunicação não discursiva.

“A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem.
Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade” (Pedro Demo).
Para que haja aprendizagem há que ter em conta que esta envolve sempre alguém/sujeitos diversos e que no caso da educação leva à partilha, à cooperação em que se deve ter sempre em conta tudo o que já foi aprendido (Experiência ou prática) para tomar novas aprendizagens.
Para este conceito criei um mapa de palavras chave que se pode consultar aqui:

https://my.examtime.com/mind_maps/159706


Se não der resultado fica a imagem

domingo, 21 de julho de 2013

Colegas de percurso

http://ampbs.blogspot.pt/

http://mariaantonietarocha.blogspot.pt/

https://plus.google.com/102018951579067265853/posts

http://aprendizagem2013.blogspot.pt/

http://eacarlos.blogspot.pt/

http://mydigitalsel.blogspot.pt/

http://percursos-cursoverao.blogspot.com/

http://interactisite.blogspot.pt/


Histórias pessoais

Histórias pessoais
Aqui fica uma das minhas histórias...
Como pedido fui convidada a refletir sobre um percurso da minha aprendizagem.
Admito que o produto final não está muito elaborado mas, mais importante que o mesmo, penso ser o facto de estar a fazer algo que nunca me tinha passado pela ideia e também de ser algo que poderei vir a usar como mais um meio de trabalhar e cativar os meus alunos.
Até já


sexta-feira, 19 de julho de 2013

As eleitas...

http://www.receitasnota10.com/sorvete-italiano/


Iniciar o desconhecido...

Inicio hoje (e apenas hoje...) um desafio para o qual não me sinto nada preparada. Mas é sempre hora de começar!
Aceitei esse desafio e eis-me aqui pronta para iniciar esta viagem.
Será aqui publicado o percurso dessa aventura seguindo as orientações deste curso de verão.